Brasil

3 de Dezembro de 2021

VOLTAR

1. Após dois anos sem partido, Bolsonaro filia-se ao PL, 9ª legenda de sua carreira

Na manhã da última terça-feira (30/11), e após semanas de negociações, o presidente Jair Bolsonaro finalmente filiou-se ao PL (Partido Liberal). A cerimônia de filiação aconteceu na sede do partido, em Brasília, e contou com a presença do presidente da sigla, Valdemar Costa Neto, parlamentares e integrantes do governo. 

Além do presidente, filiaram-se ao PL o senador Flávio Bolsonaro, que deixou o Patriota, e o ministro do Desenvolvimento Regional Rogério Marinho. O PL será o nono partido da carreira de Bolsonaro que, em três décadas, já passou por PSL, PSC, PP, PFL, PTB, PPB, PPR e PDC. 

Jair Bolsonaro foi eleito presidente pelo PSL em novembro de 2018 e deixou o partido no ano seguinte, em meio a divergências com a cúpula da legenda. Na ocasião, o presidente chegou a articular a criação de um novo partido, a Aliança Pelo Brasil, que não passou da fase de coleta de assinaturas.

G1: Após dois anos sem partido, Bolsonaro se filia ao PL
O Globo: Bolsonaro se filia ao PL com a presença da “Capitã Cloroquina” e mais 15 ministros
CNN: Bolsonaro se filia ao PL e diz querer compor bancadas para “fazer o melhor para o Brasil”
Terra: “Não foi uma decisão fácil”, diz Bolsonaro ao se filiar ao PL

2. PIB encolhe 0,1% no 3º trimestre, e país entra em recessão técnica

O Produto Interno Bruto do Brasil (PIB) caiu 0,1% no terceiro trimestre de 2021, em comparação com os três meses imediatamente anteriores. A queda, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), confirma a entrada do país em uma nova recessão técnica (quando há dois trimestres seguidos de retração).

Ainda de acordo com o IBGE, os dados oficiais representam um forte indício de uma recuperação mais lenta da economia, mesmo após o PIB ter conseguido retomar no início do ano o patamar pré-pandemia. A última recessão técnica foi registrada nos dois primeiros trimestres de 2020, quando o PIB encolheu 2,3% e, em seguida, 8,9%.

O IBGE também afirma que o desempenho é reflexo da queda de 8% da agropecuária no trimestre. No mesmo período, a indústria ficou estável e os serviços subiram 1,1%. Entre as atividades industriais, apenas a construção apresentou crescimento, de 3,9%.

Infomoney: PIB do Brasil tem variação negativa de 0,1% no 3º trimestre, pouco abaixo do esperado
G1: PIB do Brasil cai 0,1% e país entra em recessão técnica
Isto é Dinheiro: PIB do Brasil contra 0,1% no 3º tri sob peso de agropecuária

3. Por 47 votos a 32, Senado aprova ida de André Mendonça para o STF

O advogado, ex-ministro da Justiça e ex-advogado-geral da União, André Mendonça, foi aprovado na última quarta-feira (1/12) por 47 votos a 32, em uma votação secreta, pelo plenário do Senado e será o novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Mendonça substituirá Marco Aurélio Mello, que se aposentou em julho deste ano.

Mendonça, que foi indicado pelo presidente Jair Bolsonaro, foi sabatinado durante oito horas pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado. O colegiado, que se reuniu um pouco antes do plenário do Senado, aprovou a indicação por 18 votos a 9.

O ex-ministro da Justiça, após a sua escolha, agradeceu a senadores da Frente Parlamentar Evangélica e disse que a aprovação é “um salto para os evangélicos” que, segundo afirmou, passarão a ter um representante do STF.

A data de posse de André Mendonça ainda será agendada pelo presidente do STF, o ministro Luiz Fux. Em nota, ele disse que pretende realizar a cerimônia de posse até o fim deste ano.

G1: Após sabatina no Senado, André Mendonça é escolhido como novo ministro do STF
BBC: O que esperar de André Mendonça após aprovação no Senado
Agência Brasil: Plenário do Senado aprova indicação de André Mendonça ao STF

4. Brasil já tem os primeiros casos confirmados da variante Ômicron

Nesta semana, foram detectados os primeiros casos da variante Ômicron do coronavírus no país. Os dois primeiros casos foram confirmados pelo Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, na tarde da última terça-feira (30/11). Um homem de 41 anos e uma mulher de 37 anos foram diagnosticados com a nova cepa após voltarem de uma viagem da África do Sul.

No dia seguinte, quarta-feira (1/12), o Instituto Adolfo Lutz confirmou o terceiro caso da variante em um paciente no país: um jovem de 29 anos que estava na Etiópia e desembarcou em Guarulhos. Os três pacientes já haviam sido vacinados, os dois primeiros com imunizante da Janssen, e o terceiro, com a Pfizer.

Nesta última quinta-feira (2/12), mais dois casos foram confirmados em Brasília. Agora, são cinco pessoas já diagnosticadas com a variante Ômicron. No Rio, uma mulher de 29 anos está sendo monitorada pelas autoridades de Saúde. Em Minas Gerais, outra mulher está internada no Hospital Eduardo de Menezes, referência no tratamento da Covid no estado, com suspeita de contaminação pela nova variante.

FSP: MG investiga possível primeiro caso da variante ômicron no estado
O Globo: Rio tem primeiro casos suspeito da ômicron
Exame: SP confirma o terceiro caso da nova variante ômicron
O Globo: SP confirma terceiro caso da nova variante no país.
G1: Ministério da Saúde confirma mais dois casos da Ômicron no país

5. Lula e Geraldo Alckmin conversam sobre possível chapa para 2022

Em entrevista à Rádio Gaúcha, na última terça-feira (30/11), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou estar em um “processo de conversa” com o ex-governador e ex-presidenciável Geraldo Alckmin. A conversa gira em torno de uma possível composição de chapa para as eleições de 2022, com Lula como candidato à presidência e Alckmin, à vice-presidência.

Mas, para isso acontecer, ainda de acordo com Lula, é necessário que Alckmin mude de partido. Atualmente no PSDB, o “tucano” tem mantido conversas com outras siglas, inclusive o PSB. Segundo correligionários do PSDB, Alckmin estaria deixando o partido por divergências com o atual governador de São Paulo e pré-candidato à presidência João Doria.

Lula e Alckmin foram adversários nas eleições de 2006. Na ocasião, o petista se reelegeu para um novo mandato após derrotar Alckmin no segundo turno. Pouco antes da entrevista de Lula à Rádio Gaúcha, o ex-governador de São Paulo admitiu, em reunião com líderes de centrais sindicais, ser vice em uma chapa encabeçada por Lula.

Valor Econômico: Aliados históricos de Lula dão aval a acordo com Alckmin
UOL: Conversas entre Alckmin e Lula causam desconforto, dia presidente do PSDB
G1: Lula admite conversar com Alckmin sobre possível chapa para 2022
O Globo: Lulalckmin em 2022?